Saiba como harmonizar a convivência entre gatos e crianças

Gato criança

Por muito tempo ele foi o seu único bebê: você sabia quando ele queria comida, carinho, estava sentido dor ou até mesmo quando estava feliz. Comprar um presente e vê-lo brincando era a alegria do seu dia. Mas agora, além dele, você também tem uma criança em casa, e o gato parece não receber muito bem a novidade.

Como lidar? É claro que você não vai dizer adeus ao seu gatinho, pois gatos e crianças vivem muito bem juntos. Neste artigo você vai aprender como harmonizar a convivência dos dois e ainda, criar um ser humano que vai respeitar os gatos.

Confira!

GATOS NÃO GOSTAM DE MUDANÇAS, PORÉM…

São muito curiosos! Então deixe que o seu gato cheire as coisas do bebê antes mesmo que a criança chegue em casa e faça parte da rotina do bichano: vale a pena associar a imagem da criança com coisas boas, como brincadeiras e, claro, muitos afagos. Desta forma, na memória do gato, a chegada do bebê será algo ótimo, afinal, ele recebeu ainda mais carinho e coisas gostosas!

GATOS SÃO BONS COMPANHEIROS

Os gatos são seres sociáveis e não será diferente com as crianças. Eles gostam de cheirar, conhecer a pessoa e depois, pedir carinho. Ensine ao seu filho que os gatos são animais que merecem respeito e gostam de ter o seu espaço. Quando essa característica for respeitada, uma grande amizade será criada. Gatos só atacam em última instância. Quando se sentem acuados, eles fogem e se escondem, por isso, fique tranquilo com o seu felino.

CRIANÇAS ADORAM BRINCAR, GATOS TAMBÉM

Mãos e pés humanos às vezes – quase sempre – se tornam os alvos favoritos dos bichanos. Para evitar arranhões e machucados na criança, ensine-a a brincar com o gato através de brinquedos, como bolinhas, pedaços de corda ou, até mesmo, luz de laser nas paredes. Gatos adoram saltar e, com estas luzes, os pulos dos gatos vão garantir a diversão do seu filhote. Enfim, tudo que se move é alvo de atenção do gato, que, por sua vez, adora avivar os seus instintos.

PACIÊNCIA É UMA VIRTUDE

Se mesmo após essas dicas o seu gato ainda não se acostumou com o novo parceiro de aventuras, tenha paciência e entenda que cada um tem o seu tempo para se adaptar às mudanças, inclusive os gatos. Persista nos carinhos e associações positivas, incentive o seu filho a alimentar o gato e a brincar bastante. Trate o felino com muito carinho, que ele logo cederá.

Além dessas dicas de convivência, vale ressaltar que é preciso manter o gato vacinado e vermifugado, além de manter as unhas do felino sob controle para evitar os arranhões – uma boa dica é disponibilizar um arranhador, que proporcionará diversão para ele e cuidado para as unhas. E, ainda, escovar o pelo para que este não grude nas roupas da criança. Seguindo estas dicas, com certeza a sua família continuará harmoniosa e feliz.

Núcleo Vet


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *