Quando passear com o filhote de cachorro

Quando eu posso passear com meu filhote de cachorro na rua? Esta é uma pergunta muito frequente, a vacinação e vermifugação é fundamental para dar início ao primeiro passeio na rua.

Você ama seu filhote e está doido para leva-lo para a rua, passear com ele e fazer com que ele arrume “amiguinhos”. Mas calma. Antes de terminar o primeiro ciclo de vacinas, é muito importante que ele seja mantido em casa, longe do contato com outros animais. E não é brincadeira não: quase 80% das mortes de filhotes são causadas por vírus que acometem os bichinhos que ainda não estão devidamente imunizados. Por isso, não há porque expor seu amigão a riscos. Ele só poderá partir para o seu primeiro passeio 15 dias depois que o ciclo de vacinas estiver completo. Aí sim ele terá anticorpos suficientes para estar devidamente protegido.

Quando passear com o filhote: Vacinar e vermifugar. Calendário de vacinação e vermifugação deve ser respeito à riscaQuando passear com o filhote Vacinar e vermifugar

O calendário de vacinação deve ser determinado pelo veterinário e cumprido rigorosamente à risca, inclusive se o seu cãozinho já for um filhote um pouco mais velho que não tenha tomado a primeira vacina entre os 45 e 60 dias de vida. Neste caso, o veterinário determinará um esquema especial para que ele fique devidamente imunizado de acordo com a idade dele. Lembre-se que, antes do primeiro passeio, ele também deverá estar vermifugado em três administrações, aos 30, 45 e 60 dias de vida. Só então ele estará apto a conhecer o mundo.

Quando passear com o filhote: antes do primeiro passeio

A socialização é importante, mas o cãozinho estar protegido contra doenças é ainda mais. Enquanto espera as vacinas fazerem efeito, aproveite para ir acostumando seu filhote ao uso da coleira. A princípio o bichinho vai estranhar, então coloque em casa mesmo e dê umas voltinhas com ele. Você pode dar um petisquinho e fazer brincadeiras, dessa forma ele vai associar o uso da coleira a uma coisa boa, uma situação agradável.

Nessa época, também não descuide da alimentação do seu filhote. Procure sempre ração de boa qualidade, de preferência Premium, adequada à idade dele. Mesmo não podendo sair de casa, seu amigo precisa tomar sol; isso ajuda que o organismo absorva com mais eficiência os nutrientes da ração que você está dando. Como ele não pode ir para a rua, deixe-o em um cantinho do apartamento onde ele possa pegar o sol da manhã, na varanda ou no jardim – mas cuidado com plantas que podem ser venenosas e materiais de limpeza. Ele deve pegar pelo menos duas horas de sol diariamente.

Quando passear com o filhote: chegou a hora da socialização

Já faz mais de 15 dias da última dose da vacina e ele já está vermifugado? Então é a hora da socialização, importante para que ele cresça saudável e equilibrado. Antes mesmo de sair de casa, o ideal é que você o apresente a estímulos diferentes, como música alta, eletrodomésticos que fazem barulho, carros e crianças, assim ele vai se acostumando com o novo, tornando-se mais simpático e menos estressado.

Quando ele finalmente for à rua, deixe-o cheirar e brincar com outros cães, sempre na coleira, a menos que ele esteja em um ambiente extremamente seguro, como um hotel ou escolinha para cachorros. Como filhote, ele é naturalmente curioso, mas também pode se assustar. Se você sentir que ele está intimidado ou com muito medo, afaste-o. Em casa, deixe-o sempre entre as visitas para que se habitue a pessoas diferentes, mas se certifique que estas pessoas gostam de cães. Filhotes bem socializados se tornam adultos mais calmos e simpáticos. E você terá uma família muito mais feliz!

Núcleo Vet


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *