Catification: saiba como deixar sua casa mais agradável para o seu gato

Catfication do Gateiro

Você demorou muito tempo para decidir: pesou as consequências do novo habitante e até já deu uma pesquisada no preço do veterinário. Essa é a vida de um gateiro, portanto, seja bem-vindo! Mas e a casa, como é que fica?
Sabemos que, para o gato, a casa (e o quintal, e a rua, e até você mesmo!) são territórios dele, então, como fazer com que ele se sinta bem em seu reino? Chega de dúvidas! Você pode fazer algumas adaptações e oferecer, assim, um ambiente rico para o seu bichano. Neste texto você terá as melhores dicas de como “catificar” o seu lar. Acompanhe!

ADAPTE SUA CASA E ENRIQUEÇA O AMBIENTE DO BICHANO

Planeje um cantinho para o novo membro da família

Gatos precisam de um lugar para chamar de seu. Sendo assim, separe uma caixa em que ele possa, nos primeiros dias, se sentir confortável e até mesmo se esconder quando estiver com medo. Coloque comida e água bem distante do gato, desta forma ele será obrigado a explorar o local. Depois, vá transformando o cantinho do seu gatinho de forma a deixá-lo mais confortável.

Tenha cuidado com os esconderijos

Tente cobrir os buracos e locais apertados onde o gato possa se esconder. Acontece que a curiosidade felina chega aos extremos e ele pode acabar se machucando, principalmente nos primeiros dias.
Quando ele já conhecer melhor a casa, você pode até disponibilizar alguns “esconderijos”, desde que com segurança.

Tenha um arranhador

Pense com carinho na possibilidade de comprar um arranhador para gatos. Você vai adorar vê-lo arranhando algo que foi feito para isso, em vez de afiar as garras em seu sofá, seu edredom, seus sapatos, sua mochila.

Se possível, invista em um daqueles “puleiros felinos” e em prateleiras

Gatos adoram ficar em lugares altos e poder observar sem serem observados. Usando o mesmo exemplo anterior, é melhor que eles subam em algo que foi feito para subir do que improvisar em seu guarda-roupa, estante, armário da cozinha.
Além disso, uma boa alternativa é oferecer prateleiras em que ele possa pular e repousar. Para isso, lembre-se de forrar a superfície dessas prateleiras com material antiderrapante.

OUTROS PREPARATIVOS

Fique atento aos novos companheiros

Tem outros animais em casa? Inicialmente, assim que ele chegar em casa, deixe a porta do local onde estará o novo bichano trancada. A apresentação deve ser feita aos poucos. O gato primeiro deve sentir o cheiro, ouvir o barulho e depois, sim, ser apresentado. Aparições bruscas vão assustar o gato e depois que ele se assusta é difícil acalmá-lo.

Ração para gato

O gato é bebê? Compre ração para filhotes. O gato é um adolescente castrado? Compre ração para adultos castrados. E por aí vai. Uma dica é usar, se for possível, rações Premium, que têm uma qualidade melhor e serão mais saudáveis para seu bichano.

Brinquedos

Gatos se entretêm sozinhos, mas eles podem se entreter com coisas erradas, como por exemplo o seu sapato, a sua mochila, o seu prendedor de cabelo e até mesmo o seu cabelo! Então os brinquedos são uma ótima forma de exercitar os gatinhos sem perder seus objetos.

Potes de comida e água

Gatos não curtem plástico, então procure disponibilizar potes de outros materiais. E é importante lembrar que a água dos felinos tem de ser trocada constantemente, no mínimo três vezes ao dia. Afinal, além de tudo, eles odeiam água velha (afinal, quem gosta?).

Escova para pentear os pelos

Eles tomam banho o tempo todo, mas se você puder dar uma ajuda escovando os gatinhos, eles não terão tanta bola de pelo para expelir depois. Que tal ser um bom gateiro e dar essa força para o seu bichano?

Pá e sacos plásticos

Se você tem quintal, esses objetos darão o recado na hora de limpar a sujeira. Agora se você mora em apartamento, pode comprar um tipo de areia específica para felinos que isola o odor das fezes. Super aprovado!
Além das modificações em casa, ame e faça muito carinho em seu novo gato! Tenha paciência, a fase dos miados vai passar. A fase da sujeira em locais que não deveriam ter sujeiras também vai passar. E só o amor vai ficar.

Núcleo Vet


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *