AGOSTO: MÊS DA VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA.

Estamos de Volta com novacinaçaossas postagens no blog. E como entramos no mês de agosto, nada melhor do que falar de algo tão importante. Vacinação anti-rábica!

Gostaríamos de esclarecer algumas dúvidas sobre vacinação frequentes de proprietários de cães e gatos.

O animal deve ser vacinado anualmente?

Antigamente os protocolos de vacinação eram feitos conforme a recomendação do Laboratório fabricante da vacina. Hoje em dia, sabemos que certas vacinas protegem por mais tempo do que pensávamos e também sabemos que a vacinação não é um processo tão inofensivo, podendo inclusive causar reações em alguns animais.

Como eu sei então quais vacinas meu animal precisa?

Temos dois grupos de vacinas:

As OBRIGATÓRIAS, que são vacinas que devemos aplicar anualmente em cães e gatos, pois a doença está presente no ambiente onde eles vivem.

As NÃO OBRIGATÓRIAS, sendo estas opcionais somente se o animal estiver exposto potencialmente ao agente infeccioso.

Para CÃES recomendamos anualmente as vacinas contra Raiva, Cinomose, Parvovirose e Hepatite. Algumas vacinas conhecidas como polivalentes (V8 ou V10) já vêm com uma série de antígenos a mais como Parainfluenza, Coronavirose e Leptospirose.

Para GATOS recomendamos anualmente as vacinas contra Raiva, Rinotraqueite, Calicivirus, Panleucopenia e Herpesvirus.

Quanto às vacinas não obrigatórias, no caso de CÃES que frequentam a rua ou moram em casa, recomendamos a vacina contra Leptospirose. Em caso de viverem em regiões com alta incidência de ratos ou inundações, esta vacina deveria ser feita até duas vezes ao ano com intervalo de 6 meses.

A vacina contra Bordetella é importante para animais que frequentam a rua, hotel ou banho e tosa (aglomerações de cães). A vacina contra Leishmaniose é recomendada para animais que estão em zona endêmica e devem fazer o exame de sangue prévio (serem negativos para a doença) antes de vacinar.

No caso dos GATOS a vacina contra Leucemia Felina deverá ser indicada somente se o veterinário achar que o animal está muito exposto ao vírus, pois é uma vacina que pode causar problemas de sarcoma (câncer) pós-vacinal.

Posso vacinar meu animal eu mesmo?

As pessoas que pensam desta maneira deveriam repensar o assunto. Existem vacinas de diversas qualidades, ou seja, que algumas não produzem o efeito desejado ou mesmo podem causar reações adversas. As vacinas podem não estar bem conservadas e assim perdem o efeito de produzir anticorpos.

Elas devem ser aplicadas por uma pessoa treinada e, para isso nada mais indicado que um veterinário. Os estabelecimentos veterinários compram vacinas de qualidade.

Recomendamos Pfizer e Fort Dodge, Merial ou Virbac como as melhores no mercado no Brasil.

Somente uma vacina de boa qualidade, bem conservada e aplicada corretamente irá imunizar o animal.

Qual a frequência de vacinação para o meu animal?

Filhotes tem um esquema de vacinação que o veterinário irá recomendar mensalmente a partir dos 45 dias de idade. Essa vacinação é de extrema importância, desde que o animal apresente-se sadio, sem parasitas intestinais e sem nenhuma doença concomitante ou mesmo sofrendo algum stress (exemplo: acabar de ser adquirido e estar no seu novo lar a menos que 5 dias).

Nos EUA e em outros países, já existem veterinários vacinando contra Raiva a cada 3 anos. Na Inglaterra, Japão e Austrália não existe o vírus da Raiva.

No Brasil, a vacina é recomendada anualmente. Existem exceções em casos de animais que vivem confinados em apartamento, telados e nunca tem contato com outros animais e com ambientes externos. No caso de outras vacinas, o veterinário deverá analisar cada caso e recomendar um protocolo de vacinação adequado.

Nós recomendamos a vacinação contra Cinomose, Hepatite, Parvovirose e Leptospirose anualmente para CÃES de até 10 anos de idade e depois reavaliamos cada caso. No caso dos GATOS, recomendamos a vacinação contra Panleucopenia, Rinotraqueite, Calicivirus e Herpesvirus anualmente também para gatos até 10 anos de idade e depois reavaliaremos cada caso. Tudo vai depender do status de saúde de cada animal e grau de exposição a doença.

Quais os problemas que podem ocorrer com a vacinação de cães e gatos?

O primeiro problema e mais comum é o animal ter uma reação alérgica à vacina. Por isso, devemos vacinar o animal preferencialmente durante o dia para, em caso de reação vacinal, não passarmos a noite acordado em um veterinário de plantão. É um problema que pode ser fatal se não tratado rapidamente.

Animais que tiveram reação alérgica à vacina, no ano seguinte o veterinário deverá reavaliar se irá vaciná-lo novamente e aplicar um anti-histamínico minutos antes ou não vaciná-lo mais.

Uma possível dor no local da aplicação acontece em alguns filhotes nas primeiras vacinas e muito comum na vacinação contra Leishmaniose.

Sarcoma vacinal (câncer) secundário a aplicação de algumas vacinas. O mais frequente é em GATOS e secundário a vacina de Leucemia Felina, mas sabemos que todas as vacinas podem causar o problema (1 a cada 10.000 gatos) e mesmo até em cães (sendo estes casos muito raros).

Anemia Hemolitica Imunomediada: Existem trabalhos que comprovam este tipo de doença após o animal ser vacinado. Se por acaso um animal apresentar esta doença, geralmente secundária à doença anterior provocada por picada de carrapato ou de natureza auto-imune, recomendamos que ele não seja mais vacinado.

Deixamos claro aqui que, como os casos acima descritos são raros, o que recomendamos é a vacinação anual contra as doenças acima descritas desde que não apresente nenhum dos sintomas acima.

Nucleo Vet