Doenças comuns entre os gatos e a prevenção nos filhotes

Se os gatos têm mesmo sete vidas, cabe aos tutores administrar com responsabilidade cada uma delas. Por isso, todo cuidado é pouco e a prevenção ainda é o melhor caminho para evitar surpresas desagradáveis na saúde dos bichanos.
Para ajudar você a prolongar a saúde gato, vamos falar um pouco sobre as doenças mais comuns que podem afetá-lo e como você pode evitá-las ou tratá-las desde cedo.

Doenças comuns entre os gatos: Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV)

O vírus da FIV pode ser comparado à AIDS nos seres humanos. Ele ataca o sistema imunológico do animal, deixando-o suscetível a doenças secundárias que geralmente se complicam devido à fragilidade imunológica. A FIV não é transmitida para o homem e o principal meio de transmissão é a saliva. Infelizmente, a cura para o vírus ainda não foi encontrada, mas com alimentação saudável, suplementos receitados pelo veterinário e vacinação em dia, a expectativa de vida do gato pode aumentar consideravelmente. A doença pode ser evitada com a vacinação do gato ainda filhote e mantendo em dia exames e visitas ao veterinário.

Doenças comuns entre os gatos: Vírus da Leucose Felina (FELV)

Semelhante à FIV, a FELV não tem cura e também afeta o sistema imunológico, reduzindo as defesas do organismo e deixando o gato exposto a outras doenças ou infecções. Popularmente conhecida como leucemia felina, o vírus é transmitido de gato para gato através do contato com secreções, do leite da gata durante a amamentação e por meio de relação sexual. A FELV, assim como a FIV, não é transmitida para o ser humano.

Sempre que você for introduzir um novo gato em um ambiente onde já existem outros, é importante solicitar ao veterinário o exame FIV-FELV, pois os animais infectados não devem conviver com animais sadios, apenas com outros que também tenham o vírus. Para evitar a doença, mantenha a vacinação e os exames do seu pet em dia.

Doenças comuns entre os gatos: Toxoplasmose

Apesar dos bichanos levarem a fama de vilões quando o assunto é toxoplasmose, a transmissão da doença para o homem ou outros animais pode acontecer pelo contato com as fezes contaminadas de cães, carneiros, bovinos, porcos e aves. Além disso, existe uma forma muito comum de contaminação, que ocorre através da ingestão de verduras mal lavadas, carnes cruas ou mal passadas.

Para evitar a doença, não ofereça carnes cruas ao gato. Fazendo isso desde cedo, quando ainda são filhotes, você evita a infecção e reduz as chances do felino comer o que não deve caso dê uma escapada para a rua.

Doenças comuns entre os gatos: Peritonite Infecciosa Felina (PIF)

A PIF é uma das principais causas infecciosas que acabam de vez com as sete vidas dos felinos. A doença se manifesta quando o organismo do gato tem uma reação inadequada ao coronavírus, ou seja, é uma doença secundária a este vírus. A causa dessa reação ainda é desconhecida, mas alguns estudos mostram que pode haver predisposição genética. Outra forma de desenvolver a PIF vem da fragilização do sistema imunológico, que pode ser desencadeada por situações de stress, desnutrição, vermes, pela FIV e pela FELV.

A PIF geralmente afeta o abdômen, fígado, rins, cérebro e o sistema nervoso, criando abcessos e infecções. Esta doença não é transmitida para o ser humano e, entre os gatos, pode ser adquirida pelo contato com as fezes de um felino contaminado ou durante a amamentação.

Previna seu gato da doença mantendo-o bem alimentado, longe de situações de stress e devidamente vacinado contra as doenças que provocam imunodeficiência.

Prevenção de doenças em filhotes de Gatos

Para evitar estas e outras doenças como a gripe do gato, Parvovirus e a Raiva é fundamental monitorar a saúde do gato desde filhote, pois como você viu, muitas delas são adquiridas ainda durante a amamentação e podem inclusive passar da mãe para o gatinho através do simples contato com a placenta. Algumas doenças, como a FIV e a FELV, por exemplo, quando diagnosticadas até os 45 dias de vida, podem permanecer encubadas com a vacinação. Portanto, exija sempre que seu veterinário solicite os exames de prevenção destas e outras doenças quando seu gato ainda é bebê, assim você consegue garantir sete vidas longas ou pelo menos sete vidas muito bem aproveitadas.

Núcleo Vet