Fisioterapia Veterinária

Imagem: Vetphysical

Imagem: Vetphysical

Desde a regulamentação da Fisioterapia Humana no Brasil (1969), a fisioterapia tem evoluído para diversas áreas, desde o esporte até a Veterinária.

Reabilitar, em seu sentido mais amplo, significa restabelecer ou restaurar privilégios anteriores como caráter, reputação ou condição. A reabilitação caminha junto com a Fisioterapia, integrando esta e buscando a volta da funcionabilidade do sistema afetado. Sendo assim, quando aplicamos mesmos conceitos aos animais, temos a fisioterapia veterinária.

 A Fisioterapia Veterinária em pequenos animais ainda é considerada novidade no Brasil e representa a busca dos avanços já alcançados na Fisioterapia Humana. No Brasil a prática começou em 1999, como uma técnica muito limitada, somente a partir de 2003 é que a Fisioterapia ganhou notoriedade com a inauguração do primeiro centro exclusivo de reabilitação Animal (Spa Vet). e a partir de 2004, com a criação da Associação Nacional de Fisioterapia Veterinária (ANFIVET) e também com o Simpósio Nacional de Fisioterapia Veterinária a especialidade vem ganhando forças no âmbito Nacional.

Os médicos veterinários que atuam, principalmente, na ortopedia, sentem cada dia mais a

Imagem: Google Imagens

Imagem: Google Imagens

necessidade de incorporar essa especialidade ao tratamento, visando à recuperação e melhor qualidade de vida de seus pacientes. Entre as principais áreas de atuação da Fisioterapia Veterinária destacam-se a neurologia, ortopedia, endocrinologia, geriatria, pediatria, terapia intensiva e cardiovascular. O tratamento fisioterapêutico utiliza uma imensidão de técnicas e recursos, dentre eles, os mais utilizados são a crioterapia, eletroterapia, termoterapia, laserterapia, magnetoterapia, cinesioterapia, hidroterapia e massoterapia. Como benefícios, observam-se a melhoria dos movimentos, redução da dor e do edema, diminuição do tempo de recuperação, redução de custos para o proprietário e decréscimo no uso de anti-inflamatórios não-esteroidais. A duração das sessões varia de acordo com o quadro clínico do paciente a ser tratado, podendo durar de 15 minutos a 2 horas.

Imagem: Google Imagens

Imagem: Google Imagens

Vale salientar que a Fisioterapia Veterinária é uma prática privativa do médico veterinário, pois somente ele tem condições de avaliar o animal em sua anatomia, biomecânica, fisiologia, patologia clinica e cirúrgica (Lei 5.517 de 23 de outubro de 1.968), assim como a Fisioterapia Humana é atividade preventiva do fisioterapeuta.

Equipe Núcleo Vet


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *