Raiva felina ou raiva em gatos é uma zoonose, ou seja, uma doença transmissível ao homem e vice versa, causada por um vírus que tem a capacidade de atingir qualquer espécie de mamífero.
Raiva Felina atinge o sistema nervoso
Quando o vírus entra no organismo, multiplica-se rapidamente e atinge o sistema nervoso e glândulas salivares, onde se replica e passa a transmitir aos outros animais através da mordedura. Nos gatos, com o hábito de se lamber, o vírus pode ficar presente nas unhas, sendo também uma forma comum de transmissão.
Sintomas de raiva felina
Os sinais clínicos apresentados por um animal infectado varia de alterações sutis de comportamento, anorexia, fotofobia (animal fica com aversão à luz) hidrofobia (aversão a água, não conseguindo deglutir e engasgando), febre, crises convulsivas, paralisias, agressividade, salivação excessiva, evoluindo para o coma e a morte.
Tratamento da raiva felina
Não existe tratamento para a raiva felina, sendo que animais diagnosticados evoluem rapidamente para o óbito, e quando isso não ocorre é realizado a eutanásia do animal.
Prevenção da Raiva felina
A prevenção da raiva felina é feita através da vacinação anual de todos os animais, a partir de 4 meses de vida. É uma vacina obrigatória por lei, e pode ser aplicada gratuitamente nos centros de controle de zoonoses e nas campanhas da prefeitura.
Núcleo Vet