Pets e o Medo de Pet Shop e Clínica Veterinária

Os donos de animais de estimação sabem que alguns deles acabam adquirindo um medo tremendo de ir ao pet shop para tomar banho, ou de ir a um médico veterinário. Há algumas causas ou situações que podem levar a isso. A primeira é que o bichinho pode ser naturalmente medroso, e como pet shops geralmente são lugares cheios e movimentados, ele pode estranhar essa grande quantidade de pessoas que ele não conhece antes de entrar no banho e tosa. Outro motivo é que o animalzinho pode ter passado por algum trauma no local, caso que deve ser observado com atenção pelo dono, pois o amiguinho de quatro patas precisa se sentir confortável coma situação.

O dono de averiguar as causas do animal de estimação estar evitando ir até clínicas veterinárias ou pet shops, pois isso pode indicar traumas de experiências anteriores. FOTO: Reprodução

O dono de averiguar as causas do animal de estimação estar evitando ir até clínicas veterinárias ou pet shops, pois isso pode indicar traumas de experiências anteriores. FOTO: Reprodução

Se for um grande desafio para o animalzinho ir à clínica para ser examinado pelo médico veterinário, o dono deve se esforçar para lembrar se o bichinho já passou por alguma situação ruim por lá. Por exemplo, se ele teve uma ferida muito feia e foi até lá para fazer a limpeza, isso pode ter causado dor que levaria ao medo. Ou pode ser que, quando ele estava na recepção esperando a consulta, alguém ou algum outro cão o assustou, pois um pequeno acontecimento desses pode traumatizar o bichinho. Embora tudo que seja feito dentro do consultório para garantir a saúde e bem-estar do animal, ele não consegue entender isso e pode ligar a dor do ferimento ao fato de ter ido lá.

Nesse caso, deve-se conversar com um médico veterinário e contar o que pode ter traumatizado o pet, que ajudará o profissional a entender a situação para juntos conseguirem melhorar o problema. Em alguns casos, o médico veterinário pode começar a atender o animal em casa para que, aos poucos, ele volte a frequentar a clínica assim ele se sentir mais seguro.

Quando o problema é no banho e tosa, como o dono não se mantém presente por lá, é necessário ir ao estabelecimento para conversar e procurar averiguar se algo diferente do habitual ocorreu, como uma queda do animal, troca de funcionário, entre outras questões que se mostrem necessárias. Dependendo do ocorrido, tomar as devidas providências e inclusive solicitar acompanhar o banho do bichinho é recomendável, para que assim ele se sinta mais seguro. Para ajudar ainda mais, o dono deve fazer muito carinho nele quando estiver no local, além de usar petiscos para agradá-lo que com o tempo, ele voltará a ter confiança e tudo voltará ao normal.

Antes de escolher um pet shop para banho e tosa, é importante procurar por referências positivas a respeito do lugar perguntando para outras pessoas, para assegurar que o estabelecimento é legalizado e principalmente se possui um médico veterinário responsável pelo local, pois se algum acidente por ventura acontecer, o animal possa ser socorrido na hora. É obrigatório por lei que esse profissional esteja por lá todo o tempo, então escolher um bom lugar, investigar as necessidades do bichinho, cuidar muito bem dele desde o seu transporte, fará com que tudo acabe dando certo e o bichinho volte desses locais sem danos físicos ou psicológicos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *