Não é muito difícil encontrar pessoas que já ouviram falar em leucemia em seres humanos. New Balance 574 Pas Cher No entanto, desconhecem que os animais, mais precisamente os gatos, podem desenvolver essa doença. Por mais que o nome seja parecido com a que acomete os humanos, a leucemia dos felinos é transmitida de animal para animal, diferentemente do que acontece nos seres humanos, já que a deles não é transmissível. Asics authentique Como o próprio nome já diz, essa moléstia é causada por um vírus, chamado de FeLV (Feline Leukemia Vírus) que leva milhões de gatos ao óbito em todo o mundo. Essa doença ataca o sistema imunológico do felino, fazendo com que ocorra uma diminuição dos anticorpos, conseqüentemente o pet fica totalmente vulnerável a outras moléstias.
A transmissão ocorre somente de gato para gato. Cheap Nike Air Max Trainers UK É importante lembrar que a LVF só acomete os felinos, não sendo ameaça para o ser humano, isto é, não se trata de uma zoonose. Uma simples saliva, contato com sangue ou uma secreção nasal do animal doente, pode ser o suficiente para um gato sadio ser infectado. cheap mu Legend zen A Leucemia Viral Felina é extremamente contagiosa, por isso o tutor deve tomar sérias medidas preventivas para que o pet não seja exposto ao vírus.
Não é porque o animal foi infectado que ele apresentará sintomas. A LVF, assim como várias outras doenças, pode se apresentar de forma assintomática, ou seja, o animal não apresenta nenhum sintoma da moléstia. Contudo, a grande maioria dos animais infectados, apresenta a forma sintomática.
Os principais sinais clínicos que o gato poderá apresentar quando estiver infectado pelo FeLV, são: Perda de apetite; Diminuição na ingestão de água; Presença de secreção ocular e nasal; Dificuldade respiratória; Perda de peso; Letargia; Febre; Diarréia; Anemia severa, ocasionando mucosas pálidas; Presença de linfonodos (ínguas) em várias partes do corpo; Depressão e morte.
A sintomatologia pode variar de animal para animal, por isso não tome atitudes precipitadas, procure um profissional para uma avaliação.
O diagnóstico deve ser feito por um médico veterinário de sua confiança. O exame clínico deve ser indispensável, pois isso fará que o profissional descarte outras doenças que possuem sintomatologias semelhantes. Porém, o que irá fechar o diagnóstico de forma mais segura e eficaz, é o exame laboratorial.
Infelizmente, ainda não existe um tratamento que possa levar à cura do gato. O que os médicos veterinários executam é um tratamento de suporte para amenizar os sinais cínicos que o animal apresenta, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida. Animais que são portadores do FeVL, tem uma estimativa de vida de 1 a 5 anos.
A melhor forma de combater a Leucemia Felina é fazendo uma boa prevenção, principalmente através da vacinação anual. Atualmente, existe a vacina para a LVF, sendo disponibilizadas em consultórios, clínicas e hospitais veterinários. Uma outra forma bastante eficaz, é sempre manter o pet dentro de casa. mu legend zen soldes chaussures adidas Isso evita muito o contato com o vírus. Nike Air Max 2016 Heren Animais que são soltos na rua, para caçar ou passear, são bem mais susceptíveis à infecção.