Jardim para Gatos

Beta Jabour , apaixonada por felinos, escreve um blog sobre gatos o Mundo Miau  (vale uma visita), nele ela explica que ,” Os gatos, conforme muitos já perceberam, adoram comer uma plantinha. Eles, no entanto, são carnívoros e precisam de certos nutrientes encontrados em proteínas animais, como a taurina. Sem o consumo dela, os felinos podem ficar cegos, o coração aumenta de tamanho o que pode abreviar a vida deles. Ademais, os gatos precisam também de uma fonte diária de vitamina A, além do consumo do ácido araquidônico que é encontrado apenas em tecido animal. Tanto as proteínas, quanto a vitamina e o ácido podem ser encontrados em rações de boa qualidade para os felinos. Por isso é que não é recomendável dar comida canina para os gatos, pois elas não têm a quantidade suficiente de nutrientes que os gatos precisam e pode, com o tempo, deixá-los mais fracos.

Conforme visto, os felinos são seres carnívoros e precisam de muita proteína em sua dieta. Eles, no entanto, consomem os vegetais a fim de ajudar não apenas no processo digestivo, mas também a fim de auxiliar na remoção das bolas de pêlos. Os gatos, assim, normalmente comem as plantas e logo depois vomitam para que o processo seja feito. Não fique assustado(a), portanto, se logo depois de comer uma folha, você verificar um líquido esverdeado no chão de sua casa. Lembrando que isso é normal caso ele consuma alguma das espécies de plantas listadas abaixo. Caso seja outra e você fique preocupado(a), verifique se ele apresenta alguns sintomas como tremor, fraqueza, convulsão. Nesses casos, leve o quanto antes o gato a um veterinário a fim de tratá-lo o mais rapidamente possível. Vamos agora às plantas que o seu gato pode comer.

Dito isso vamos a algumas sugestões de plantas que seu bichano pode comer e se deliciar!

Catnip– Ela faz tanto sucesso com os bichanos que é conhecida como a Erva do Gato. Com sua linda florada em tons azul/ lilás ela é também muito decorativa.

Alface –Fácil de cultivar, ela agrada não somente os humanos, mas nossos gatos também!

Hortelã- Segundo o site wikihow esta plantinha além de agradar os gatos, seu cheiro repele os ratos. Curiosidade: Sabia que a Hortelã é da mesma família do Cat Nip? 

gatoehortela

Salsa – Salsa é excelente para prevenção de problemas renais , pode ser comido ou dado aos gatos na forma de chá para combater a cistite (converse sempre com o veterinário se o problema persistir). Também é ótima para evitar o mau hálito.

Aveia, Alpiste, Centeio e Trigo – Essas plantas também são adoradas pelos gatos. Alguns, no entanto, podem preferir uma à outra. Nesse caso, plante em potes separados essas espécies e verifique qual o seu felino gostará mais. Essas plantas têm a vantagem de crescer rapidamente e são de fácil cultivo.

Tomilho – São plantas calmante para gatos.

Camomila – Algumas pessoas usam essa planta para fazer chá. Os gatos comem suas folhas pois ajudam a expelir  as bolas de pelos, e também ajudam na redução de dores estomacais e no processo digestivo.

Capim Santo – Similar à camomila, as folhas produzem um efeito igual para os gatos.

Valeriana ( Valeriana officinalis)  é utilizada como medicamento natural para tratar ansiedade e insônia em seres humanos.Porém, a Valeriana funciona como um estimulante em gatos . Gatos tornam-se animados quando ingerem as raízes da valeriana , que contêm um composto chamado actinidine que é usado como um estimulante semi- psicótico para gatos. Certifique-se de dar a seu animal apenas sob a forma de plantas (não líquido).(Consulte sempre o seu veterinário de confiança.)

Erva-doce – Segundo o site Health Quidance a Erva-doce é um produto natural conhecido por aliviar não só nos humanos mas também nos gatos  problemas relacionados com indigestão . Eles também são usados ??para tratar problemas como tosse e desintoxicação .  É uma planta muito boa para as fêmeas que estiverem dando leite, pois ajuda a aumentar a lactação. Para todos os gatos, ela diminui a excitação nervosa e os deixa mais tranquilos.

Grama-bermudas (Cynodum dactylum) – Esse tipo de grama é aquela encontrada facilmente em campos de golfe e de futebol. Quando os gatos ingerem as suas folhas, eles acabam vomitando, o que ajuda na diminuição de possíveis cólicas e bolas de pelos.

Grama do Gato (Dactylis glomerata ) – é uma gramínea perene e forma touceiras densas crescendo bastante alto (se não for controlada) e, eventualmente, produzem uma florada branca. É extremamente fácil de cultivar a partir de sementes e o gato gosta quando as folhas são ainda  muito novinhas e macias (comum no hemisfério norte).

Milho de pipoca – Se há uma coisa que nossos gatos adoram é comer a planta do milho. Além de ajudar na eliminação de bolas de pelos, também contribuir para o bom funcionamento intestinal.

Ficam aqui algumas sugestões de como cultivar essas plantas. Inicialmente plante uma variedade de espécies, cada uma num vasinho. Observe a predileção do seu bichano. Selecione essas espécies e faça um “jardim” para ele se deliciar. Use vasos, floreiras (como a da foto), você pode deixar no chão ou fazer uso de prateleiras

Fontes pesquisadas:
http://mundomiau.com.br/quais-plantas-seu-gatinho-pode-comer/
http://www.healthguidance.org/entry/11052/1/Top-Herbal-Treatment-for-Cats.html
http://www.apartmenttherapy.com/7-plants-your-cats-will-love-w-148323
http://www.wikihow.com/Grow-a-Pet-Friendly-Garden

 

 FONTE:  DENISE DECHEN (http://dicaspeludas.blogspot.com.br/)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *