Um estudo conduzido pela Universidade de Tokyo sugere que os cachorros conseguem diferenciar entre mentiras e verdades. Pior ainda, a partir do momento que o seu cachorro te taxa como “mentiroso” a maneira como ele te enxerga e te segue são seriamente afetadas.
Ser taxado como “mentiroso” por um cachorro é algo muito sério para qualquer dono
A ideia por trás do estudo era testar como os cachorros reagiam quando uma mentira era contada a eles. Jamais teríamos imaginados que os resultados e opiniões formadas pelos cachorros seriam feitas de forma tão rápida e objetiva.
Para conduzir o estudo, que contava com a participação de 34 cachorros, pesquisadores trabalharam com um recipiente e comida. Na primeira vez, apontaram para o recipiente que estava com comida; na segunda, para o mesmo recipiente, sem comida; e, na terceira, para o recipiente novamente, com comida. O que eles descobriram é que vários cachorros deixaram de confiar no pesquisador depois de ele ter apontado para o recipiente sem comida e, não foram até o recipiente na terceira vez.
Depois de ter conduzido esse experimento com o primeiro pesquisador, um novo pesquisador chamou os cachorros e fez exatamente a mesma coisa. Os cachorros felizmente seguiram essa segunda pessoa mas, ao perceber que não podiam confiar nela também, deixaram de escutar o que ela tinha a dizer.
As consequências de mentir para um cachorro
Quando você aponta para qualquer coisa, seja essa uma bola ou petisco, o seu cachorro irá andar nessa direção. Enquanto o cachorro confiar em você, ele irá seguir essas dicas. Porém, quando as dicas dadas são falsas, o cachorro pode concluir que você não é confiável e deixa de confiar nos seus comandos assim por diante. Sendo assim, no momento que o seu cachorro te taxa como um “mentiroso” , ele deixa de acreditar nas coisas que você fala, mesmo quando elas forem verdadeiras.
Esse estudo serve como mais um prova de que o relacionamento que temos com os nossos cães é baseado puramente em confiança e que, no momento que essa confiança acaba, ele é seriamente afetado.
Foto: So you say.. por Guian Bolisay / CC BY-SA 2.0