Trouxemos dicas valiosas e esperamos que você consiga usufruir dela. As dicas de hoje são pra você dar banho no seu animal, sem travar uma luta medieval a cada tentativa. Como diz o ditado, a persistência leva a perfeição, então não se entristeça se a primeira vez não foi como planejado.
Comece a acostumar seu cão ao banho cedo, treine-o para permitir que seja banhando, dando recompensas enquanto o lava, dê petisco durante todo o processo do banho, mas lembre-se que ele, como a maioria dos cães, provavelmente irá traçar uma rota de fuga.
- Antes de começar a lavar, escove seu cão completamente e remover os pelos embolados.
- Use uma gota de óleo mineral ou uma pomada oftálmica prescrita pelo veterinário veterinário para proteger os olhos, e bolas de algodão enceradas para tapar suavemente seus ouvidos.
- Esteja preparado para umas chacoalhada bem molhadas durante o banho e vista uma roupa casual.
- Em clima quente, o banho do lado de fora irá manter o seu chão do banheiro seco e limpo.
- Encha a banheira ou lavatório com água morna antes de colocar seu cão. A água deve chegar a até quase chegar no peito. ( Se for dar banho do lado de fora, você pode simplesmente usar uma mangueira.)
- Usando uma esponja, ensaboe-o usando um shampoo para cães indicado pelo veterinário. Se seu cão tiver um problema específico de pele, como sensibilidade ou oleosidade em excesso no pelo, talvez você precise usar um shampoo especial, receitado pelo próprio veterinário.
- Espalhe bem o shampoo em seu corpo da cabeça a calda, dando uma atenção especial aos locais mais propícios ao aparecimento de pulgas, como o pescoço e entre os dedos. Mantenha a água morna e o o sabão longe de sua boca.
- Se você tiver prática, e se o veterinário lhe deu permissão, você pode esvaziar glândulas anais neste momento.
- Enxague, em seguida, ensaboe novamente. Certifique-se de enxaguar completamente o pelo, pra não deixar resíduos.
- Agora é só secar, você pode utilizar seu secador de cabelo, mas lembre-se de não aproxima-lo muito do corpo do seu cão, para evitar queimaduras ou abuse das toalhas.
Dependendo do tipo de pelo, não se deve dar mas que dois banhos por mês. Tomar banho muitas vezes pode levar a uma pelagem quebradiça, seca e pele escamosa. Se seu cão resolveu tomar um banho de chuva e ficou com aquele cheirinho de gambá, ou se ta dificil surgir aquele dia ensolarado e propício para um banho, existe no mercado pet, vários produtos que amenizam o odor do pelo, porém não é aconselhado a substituir o tradicional banho.
Não tem confiança em cortar as unhas do sue cão, dar banho ou desembolar o pelo? Um tosador profissional e um pouco de mimo em um pet shop pode ser a solução. Algumas raças exigem um cuidado especial com seu pelo e visitas regulares a um tosador.
Seu veterinário pode recomendar tosador confiável, ou indicar um salão específico. Procure sempre por tosadores certificados por uma organização, tosadores profissionais, e que seja especialista em cuidados com os cães. Em alguns casos se faz necessário o uso de calmantes e florais antes do submeter um animal nervoso ao procedimento com um tosador. ( calmantes podem não ser a melhor opção para cães mais velhos ou com problemas de saúde, e em qualquer caso, só deve ser administrado por um veterinário.)
Alguns pet shops costumam esvaziar as glândulas anais, estruturas glandulares no interior do ânus do cachorro que enchem-se com um líquido mal cheiroso. Normalmente, estes sacos de esvaziar por si só quando o seu cão faz suas necessidades. Espreme-los, se não for feito corretamente, pode causar problemas. Converse com o seu veterinário antes de permitir que o seu tosador realize este procedimento. Você também pode pedir que o veterinário faça isso quando for necessário.
Esperamos que tenham gostado das nossas dicas, Assinem nosso feed para receber mais dicas de como cuidar do seu pet.
Para ver a primeira parte dessa postagem clique aqui.
A Núcleovet dispõe de uma apostila especializada em banho e tosa, com dicas essenciais para você cuidar do seu animal de estimação. Se você deseja adquiri-la clique aqui.
Equipe Núcleovet.
Imagens: Google