CILIOS ECTÓPICOS OU DISTIQUÍASE

Imagem: Google Imagens

Imagem: Google Imagens

Cachorro ou gato que começa a lacrimejar muito, fica piscando os olhos o tempo todo e parece incomodado como se tivesse um cisco ou algo estranho no olho deve ser examinado, principalmente se o problema persistir por mais de 12 horas.

Cílios ectópicos são cílios que crescem no lugar errado, ou seja na parte interna da pálpebra e que começam a machucar a córnea. É mais comum no meio da pálpebra superior.

O problema é mais comum em cães do que gatos e afeta mais comumente cães jovens. Cílios ectópicos podem ser encontrados em qualquer raça, embora pareça ser mais comum no Dachshund, Lhasa Apso, Pastor de Shetland, Shih Tsu, Golden Retriever, Bulldog Inglês, Boston Terrier e Pug.

Como o cílio tem um crescimento contínuo é normal que o problema vá piorando com o passar do tempo, podendo com essa evolução causar uma lesão importante na córnea como uma úlcera de córnea.

O que observar

Embora o primeiro sinal seja desconforto, podemos não perceber a presença do cílio em um primeiro momento até ele atingir um tamanho considerado que possa ser visto com auxílio de uma lupa ou lente de aumento. Por isso todo desconforto nos olhos deve ser avaliado pelo Veterinário.

Diagnóstico

A ocorrência de uma úlcera superficial da córnea na metade superior do olho de um cão com menos de um ano de idade é muito suspeito para cílio ectópico, particularmente se outras causas comuns de úlceras de córnea não estão presentes.

Identificação dos cílios é feita através de inspeção visual do olho com auxílio de uma lupa. O cílio pode ser muito difícil de identificar em alguns cães, dependendo da cor da pálpebra e da cooperação do cão que deve ficar quieto para a inspeção.

Sedação profunda ou anestesia pode ser necessário para uma análise aprofundada da pálpebra.

Tratamento

Podemos fazer a remoção com auxílio de uma pinça no animal sedado ou anestesiado, mas muitas vezes é necessário uma cirurgia para remover o cílio e sua raiz, pois pode voltar a crescer no mesmo lugar que foi retirado.

Equipe NúcleoVet


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *