Quem consegue viver sem um amigo peludo? Quem já teve um cachorrinho de estimação sabe muito bem como é bom chegar em casa e ser recebido com um rabinho abanando e muita alegria. É por isso que você está pensando em ter um cachorrinho em casa? É comum quem está nessa fase, de se programar para ter um novo integrante na família, ficar na dúvida se deve adotar ou comprar um cão. Você já pensou nisso?
Eles precisam de você
Se você sair na rua certamente verá algum cão abandonado. Muitas pessoas se empolgam, compram um cão enquanto filhote e se esquecem que eles crescem e vivem mais de dez anos.
O cão acaba ocupando mais espaço, come mais, gera mais gastos. O tutor nota que não está preparada para dar todo o amor que ele precisa e acaba o abandonando.
Isso é um grande problema de saúde pública. Esses cães acabam rasgando lixo em busca de alimento e, consequentemente, acabam fazendo sujeira. Além disso, entram no cio, se reproduzem pelas ruas e aumentam o número de cães abandonados.
Como estão abandonados à própria sorte, acabam não recebendo nenhum cuidado, ou seja, não são vacinados, não são vermifugados, adoecem, sofrem e se tornam um problema.
Como muitos adoecem e acabam atropelados, algumas instituições se comovem e os adotam. Há várias ONGs de proteção animal, mas mesmo com empenho e força de vontade dos voluntários, elas acabam não dando conta do número de animais abandonados. A maioria delas já está superlotada, sem espaço para recolher mais nenhum animal e por isso precisam de alguém que adote. Pode ser você?
Com a adoção você está ajudando toda a sociedade
Como falamos, os cães abandonados acabam se tornando um problema social, e é por isso que quando a pessoa resolve ter um peludo em casa, deve considerar com carinho a possibilidade de adoção. Se você adotar ao invés de comprar estará ajudando a tirar um cãozinho das ruas, diminuir o seu sofrimento e a liberar espaço nas ONGs para que eles possam continuar com seu trabalho e recolher novos cães. Viu como com apenas uma ação você estará colaborando com todos de várias formas?
Em troca, ganhará um amigo fiel e eternamente grato pelo seu gesto, que passará longos e belos anos ao seu lado, sempre com um rabinho abanando. Por isso, a dica é fazer um bem maior ao ter um pet de estimação. Ao invés de comprar, adote!
Para ter a certeza de que está preparado para cuidar do peludo por mais de dez anos, avalie bem as suas condições financeiras, o espaço que você tem dentro da sua casa ou apartamento e o temperamento do cão que mais se adéqua às suas condições. Depois disso, é só adotar!
Núcleo Vet