Assim como qualquer outro tipo de negócio, para descobrir exatamente como montar um pet shop é preciso muito planejamento e análise. Iremos falar um pouco da atividade pet shop e orientá-lo (a) de como proceder a fim de fazer o planejamento completo do negócio.
Quanto mais tempo você gastar no planejamento para montar o pet shop mais tempo e dinheiro você economizará refazendo processos e às vezes até constatando que o negócio é inviável no formato e localização atual.
A cada dia mais pessoas dedicam carinho e atenção a seus animais de estimação. Ou seja, o mercado está em crescimento, principalmente nos grandes centros. Neste contexto o negócio de pet shop se especializou na oferta de produtos desde o básico necessário ao cotidiano até produtos sofisticados para um público mais seleto.
Ao montar o pet shop você deverá oferecer os seguintes serviços e produtos respectivamente: banho, tosa, embelezamento e higiene. Coleiras, focinheiras, guias, focinheiras, selas, camas, casinhas, comedouros, rações, bebedouros, aquários, gaiolas etc.
Lembre-se que quanto mais seleto seu público alvo mais personalizados e únicos deverão ser seus produtos e serviços, uma vez que o mercado consumidor desta atividade é formado principalmente por pessoas físicas das classes média e alta.
No pet shop a principal atividade é o serviço de banho e tosa acompanhada da atividade secundária de comercialização de produtos para os pequenos animais.
Na escolha do ponto comercial para montar seu pet shop você deve ficar atendo ao fluxo de pessoas, veículos, estacionamento, acesso e vizinhança residencial de alta densidade populacional. Analise os pontos comerciais disponíveis na micro região onde você pretende atuar. Analise se o ponto comercial em questão oferece condições físicas para montar o pet shop e se caso necessário ele comporta um aumento das instalações.
Verifique também o poder aquisitivo da população local, a quantidade de concorrentes, veja em detalhes a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por eles, e faça um planejamento de como oferecê-los de forma melhor. Descubra quem serão seus fornecedores de produtos. Faça um planejamento da quantidade necessária de pessoal e treinamento necessário.
Para verificar os detalhes que regulamentam a atividade da empresa, consulte o conselho regional de medicina veterinária do seu estado, a vigilância sanitária estadual e municipal e o ministério da agricultura.
Caso seu pet shop vá comercializar animais silvestres você precisará também de uma autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e obedecer a normas específicas para comercialização.
A inda é preciso observar a procedência dos produtos veterinários ao comprar. Os produtos para comercialização no Brasil deverão estar registrados no Departamento de Defesa Animal.
Conforme você pode perceber para montar o pet shop você terá que obedecer a diversas legislações e normas. Verifique atentamente todas, afim de evitar, advertências, multas e até mesmo o fechamento do estabelecimento.
Para montar um pet shop você precisará da presença de um veterinário na loja como responsável técnico com o objetivo de orientar os clientes, logo, se você não é veterinário terá que contratar um.
Agora é preciso fazer uma análise econômica financeira do negócio. Qual o capital inicial para montar o pet shop ? Qual a expectativa de vendas nos primeiros meses? Quanto você deve vender no mês para cobrir os custos fixos (aluguel, telefone, veterinário, funcionários, energia elétrica, água, etc.)? Qual a expectativa de lucro do negocio?
Além dos aspectos financeiros também é preciso fazer um planejamento completo da parte mercadológica. Como se encontra o mercado local (em expansão, estagnado, em declínio)? Qual a expectativa de crescimento para o pet shop ?
Se você já está pronto e precisa de um guia completo para montar seu pet shop, uma boa dica é entrar em contato com o SEBRAE, que possui um programa para abertura de pequenos negócios. Outro site de apoio ao micro empresário é o http://www.novonegocio.com.br/ que da suporte para quem está em buscar de iniciar um negocio próprio ou abrir uma franquia.
Equipe NúcleoVet