Catnip – A erva do gato

Olhando assim não dá para imaginar, mas essa simples plantinha chega a ser quase mágica para os felinos.

Sua mera presença é capaz de gerar grandes alterações no comportamento deles. Gatos apáticos se agitam, brincam. Já os nervosos curiosamente se acalmam. Além disso, a erva também possui propriedades medicinais e, dependendo de como é usada, pode agir como analgésica, sedativa, auxiliar em problemas estomacais, bolas de pêlos, entre outras coisas.

Mas afinal, o que é e o que tem essa erva de tão especial?

Nepeta cataria, Catnip ou simplesmente erva de gato, é uma planta pequena, perene, da família das hortelãs. Nativa da Europa e da Ásia, hoje ela pode ser encontrada em praticamente todas as regiões do mundo.

Suas folhas possuem uma substância única chamada Neptalactone, que ao ser inalada por um felino, estimula uma região do cérebro bem específica, chamada Órgão de Jacobson. O que os estudiosos acreditam é que o mecanismo desperta o instinto predador do animal.

Calma, isso não significa que seu adorável gatinho se transformará num leão feroz e selvagem. Ele terá estimulada uma característica própria da sua natureza, indispensável para controlar o estresse e manter sua saúde física e mental em ordem.

Cada animal reage de forma muito singular à planta. Alguns rolam sobre ela, se esfregam, mastigam, brincam, miam. Outros simplesmente não aparentam absolutamente nenhuma alteração. De qualquer forma, o efeito dura apenas alguns minutos, voltando tudo ao normal, pelo menos até o próximo contato com a substância.

E como devemos usá-la?

Muita gente não sabe, mas vários brinquedinhos para gatos vendidos por aí são fabricados com a planta dentro. Nos pets-shop também são encontrados pacotinhos com a erva pura, que podem ser usados de diferentes maneiras: esfregando-as sobre os brinquedos ou em algum lugar que você deseje atrair a atenção do seu gato, como por exemplo, o arranhador.

Cultivá-la em casa também pode ser uma alternativa interessante.
• o plantio deve ser feito através de sementes, que podem ser compradas em lojas de plantas ou até mesmo em alguns pets-shop;

Fonte: Meia Fina


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *