Banho e Tosa: Cuidados com seu cão – Parte I

Começar cedo e frequentemente.  A maioria dos cães não são acostumados a serem escovados, aparados e banhados, mas a melhor melhor forma de acostumar seu cão com esses atos necessários para o Banho e Tosa é começar desde cedo, com a ajuda de uma escova ou um cortador de unha em um lugar adequado. Se você adotar um cão mais velho, que raramente tenha tomado banho, talvez encontre uma certa resistência, mas com paciência e tempo, certamente você conseguirá.

O Banho e Tosa é uma parte importante dos cuidados de saúde de um cão. Unhas muito longas, podem alterar a postura de um cão e criar problemas estruturais na coluna e dentes que nunca foram escovados podem apodrecer. Sem contar que um pelo rebelde e emaranhado não é muito atraente, além disso se o pelo estiver muito embolado, há a necessidade de tosar o animal por completo.

O banho e tosa profissional é sempre uma opção, mas é importante que o dono do cão saiba dos cuidados de higiene básicos, sem precisar travar uma luta com seu cão.

Unhas

Cortadores vêm em Vários tamanhos e formatos, o mais importante é encontrar uma ferramenta que você consiga manipular facilmente. Escolha cortador no estilo tesoura ou guilhotina. Uma outra alternativa é uma lixa elétrica, que apesar do custo alto, é a mais segura pra não sensibilizar demais a veia no interior da unha.

Apare as unhas aos poucos, uma de cada vez, evitando o corte brusco. Se achar necessário, antes de tentar sozinho, peça ao Veterinário ou tosador para cortar pela primeira vez, assim você aprende a posição correta.

Orelhas

A limpeza suave com um pedaço de algodão embebido em óleo mineral ou de bebê, ou uma solução veterinária própria para ouvidos, mantém a parte externa do ouvido do seu cão limpa e seca. Cães com orelhas caídas, como um Dog Alemão, precisam de uma limpeza nos ouvidos mais frequente, que cães de orelhas eretas, isso por que o ar não circula tão livremente e restos de cera, carregadas de bactérias tendem a se acumular no interior úmido das orelhas. A limpeza das orelhas é duplamente importante se seu cão adorar brincar com água.

Olhos

A sujeira acumula muito mais rápido em cães com rosto enrugados e caídos como um bulldog, mas todo cão precisa se cuidados com seus olhos regularmente. Use um pano macio umedecido em água morna para limpar suavemente as pálpebras e ao redor do olhos.

Dentes

Um grande sorriso começa com dentes e gengivas saudáveis. Escove os dentes do seu cão, utilizando uma escova de cerdas suaves e creme dental destinado a cães.  Você também pode usar seu dedo envolta a uma gaze ou uma dedeira própria para uso veterinário se você achar mais fácil.  Uma escovação semanal previne o acumulo de tártaro na boca do seu cão, embora a escovação diária seja ainda melhor.

Os cães não são muito diferentes do que os seres humanos quando se trata de atendimento odontológico. Eles precisam de uma boa limpeza dos dentes e da gengiva, também, para afastar os problemas dentários e doenças gengivais.  Placa bacteriana, tártaro e doenças periodontal, podem até mesmo afetar o coração, rins e outros órgãos. Preste atenção aos sinais de alerta:  gengivas muito vermelhas, sangramento ou retração gengival e mau hálito persistente.

  • O ideal é que cães tenham seus dentes escovados diariamente, mas pelo menos duas vezes na semana já é eficaz.
  • Escovar menos que duas vezes na semana não é eficiente, pois o tempo de acumulo de tártaro se torna maior.
  • Em caso de nova adoção, verifique se seu animal de estimação está acostumado com a escova de dentes. Se ele parecer nervoso ou desconfortável, tente aos pucos acostuma-lo, esfregando o dedo suavemente contra as gengivas por alguns minutos todos os dias até que ele se acostume.
  • Elogie-o após cada sessão.  Se mesmo assim ele rejeitar a escova, experimente usar uma gaze envolvida no dedo ou uma dedeira especial para cães.
  • Nunca use o seu próprio creme dental em seu cão. Use um creme dental canino especial fornecido pelo seu veterinário ou disponíveis em Pet-shops.
  • Se o seu cão não deixar você usar nem a escova nem a dedeira, procure usar um spray anti-Tártaro.
  • Além disso, peça ao seu veterinário para prescrever uma dieta para o seu cão que ajude a reduzir o acúmulo de tártaro.
  • Leve seu cão ao Veterinário para um exame dental regularmente.

Pelos

Nós e emaranhados são corriqueiros durante traquinagens ao ar livre, especialmente no meio do mato.  Pelos embolados puxam a pele e podem se tornar ainda mais incômodos quando molhados, é comum que o pelo embole quando o cão se lamba ou se coce. Para remediar o problema, use uma ferramenta especial, um desembolador, para separar o pelo emaranhado  sem danificar o pelo.  Para evitar machucar a pele, só apare o pelo emaranhado de você conseguir colocar um pente entre o emaranhado e a pele, sempre cortando acima do pente. Caso contrário, procure a ajuda de um profissional.

  • A escova de pinos foi projetada para raças de médio e longo pelos ou encaracolado.
  • Escovas de cerdas são usadas por todo o comprimento do pelo. Cerdas longas e espaçadas são para pelos longos, cerdas curtas e menos espaçadas são para pelos curtos. Cerdas mais suaves são melhores para pelos sedosos e cerdas mais duras pra pelos mais grossos.
  • Remova grandes quantidades de pelo morto com uma rasqueadeira.
  • Escovas massageadoras ou luvas são ideais para a escovação de pelos lisos e curtos.
  • Após a escovação, use um pente fino para pelos curtos ou sedosos, ou um pente de dentes largos para pelos grossos.
  • O rastelo é usado para desembaraçar e remover pelos, bem como para retirar grandes quantidades de pelo durante a época de troca.
  • O desembolador corta emaranhados.

Em um cão com pelo duplo, primeiro escove no sentido contrario do crescimento do pela para ter certeza de que você esta removendo o sub-pelo morto que tem tendencia a embolar.  Finalize escovando na no sentido natural do pelo, da raiz as pontas.

A pelagem curta e suave de raças como o Dog Alemão, Doberman e Boxer são fáceis de escovar.  Uma escovação regular com aquelas Luvas escovas é tudo que um Dog Alemão precisa pra manter o pelo saudavelmente Brilhoso. Você também pode utilizar um pano úmido durante a escovação, pois ele pega tanto sobras de pelos quanto sujeira.

A pelagem crespa, como a do poodle standard, precisa de muita Manutenção e cuidado. pelos mortos podem embolar, então não se esqueça de remover o pelo velho para dar espaço para o pelo novo. Um profissional é o seu melhor aliado para ajudar a manter este tipo de pelo limpo, cortado e saudável.

No próximo post estaremos trazendo mais dicas para se dar um banho agradável no seu pet, aguarde!

A Núcleovet dispõe de uma apostila especializada em banho e tosa, com dicas essenciais para você cuidar do seu animal de estimação. Se você deseja adquiri-la clique aqui.

Equipe Núcleovet.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *